quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um encontro de craques das cordas na abertura do Festival Música na Ibiapaba



O Trio Madeira Brasil é a atração de abertura do VII Festival Música na Ibiapaba, que começa sábado, 23, e segue até dia 30 de julho. O Trio Madeira Brasil é uma das boas novidades surgidas no universo da música instrumental dos últimos anos. Reunindo três músicos em torno de uma proposta artística ousada - fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada -, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira e atento a manifestações de outras culturas.

A formação do Trio Madeira Brasil é a seguinte:

Ronaldo do Bandolim (1950) é um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som e seus deliciosos improvisos ao Conjunto Época de Ouro, o mais tradicional grupo de Choro em atividade. Participou de gravações antológicas com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque. Gravou dois cds solo, um em homenagem a Juventino Maciel e Jonas do Cavaquinho e outro em dedicado a Ernesto Nazareth.

Zé Paulo Becker (1968) - Antes de mergulhar fundo no mundo do Choro, construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão. É mestre em música pela UFRJ. Lançou os CDs Lendas Brasileiras, com arranjos para violão solo de clássicos da música brasileira, Sob o Redentor, com composições próprias, sendo duas em parceria com Aldir Blanc, Um violão na roda de choro, junto com um álbum de partituras, levando assim suas composições para todas as rodas de Choro e Pra Tudo Ficar Bem. Becker é um dos professores deste ano no Festival Música na Ibiapaba.

Marcello Gonçalves (1972) - Um dos mais celebrados violonistas de 7 cordas do Brasil, é também integrante do grupo Rabo de Lagartixa e tem duo com Henrique Cazes, com quem gravou o CD Pixinguinha de Bolso, dedicado à obra do mestre do Choro e Vamos Acabar com o Baile, sobre a obra de Garoto. Diretor Musical de trabalhos marcantes da música brasileira, como o documentário sobre Choro “Brasileirinho”, o CD/DVD “Uma Noite Noel Rosa” e "Quando o Canto é Reza" de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil, além da Produção Musical de "YV", de Yamandú Costa e Valter Silva. Desenvolve também carreira de solista, gravando e participando de festivais internacionais de Guitarra.



O Festival
 
O Festival Música na Ibiapaba é promovido pelo Governo do Ceará, por meio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e Secretaria da Cultura (Secult), reúne jovens músicos, artistas e professores em torno da capacitação e difusão musical, além da valorização da música brasileira. 
O Festival é viabilizado graças a uma importante parceria com os municípios do Maciço da Ibiapaba: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. 
Os participantes do Festival Música na Ibiapaba são oriundos dos municípios parceiros, Fortaleza e também de outros estados como Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.
 O evento é um verdadeiro encontro da música brasileira com a natureza farta da região da Ibiapaba. São 50 oficinas, com 74 turmas e mais de mil jovens participantes. Entre os pontos altos do evento estão as apresentações de alunos e rodas de mestres, além da apresentação de músicos convidados.

Serviço: VIII Festival Música na Ibiapaba 2011, de 23 a 30 de julho, em Viçosa do Ceará.

Acompanhe o Festival também

No site: www.dragaodomar.org.br
No blog: musicanaibiapaba.blogspot.com
No facebook: www.facebook.com/festivalmusicanaibiapaba
No twitter: @musicaibiapaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário