quarta-feira, 27 de julho de 2011

Homenagem a Carlinhos Ferreira e Radegundis Feitosa, hoje, no Palco do Céu

Carlinhos Ferreira




A noite promete ser de fortes emoções, hoje, no VIII Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará. Após a apresentação da Roda de Som dos alunos, no Palco do Céu, Tarcísio Sardinha e Samba de Gafieira prestam homenagem aos mestres Carlinhos Ferreira e Radegundis Feitosa.


Os mestres
O maestro Carlinhos Ferreira foi um dos primeiros professores do Festival Música na Ibiapaba e não poupou esforços para ensinar tantos jovens cearenses no maior festival de formação em música do Nordeste. Carlinhos Ferreira foi um dos instrumentistas de maior destaque no cenário artístico cearense. Clarinetista, saxofonista, arranjador, compositor, professor e produtor musical. Consolidou seu nome no universo da música primando pela escolha de um repertório que contemplava grandes autores da música instrumental brasileira. Um ouvido excepcional, a menor desafinação não passava despercebida. Um grande improvisador, sua frases eram naturais e inspiradas. Além de constantes participações em shows e gravações de músicos cearenses, Carlinhos Ferreira apresentou seu trabalho em várias cidades do Brasil e do exterior.


Radegundes Feitosa


Radegundis Feitosa, natural de Itaporanga (PB), faleceu vítima de um acidente em 2010 na vésperas se apresentar mais uma vez o Festival Música da Ibiapaba, em Viçosa do Ceará. Radegundis tinha 44 anos e possuía os títulos de Doutor em Trombone Performance pela The Catholic University of America, de Washington D.C. (1991) e Mestre pela The Juilliard School de New York (1987). O primeiro trombonista brasileiro a obter estes títulos. Foi vencedor de concursos nacionais importantes como o “Sulamerica-Jovens Concertistas Brasileiros” e “Jovens Intérpretes da Música Brasileira” – Funarte, e internacionais como o Est & West Artists para debut no Carnegie Recital Hall, em New York. Radegundis Feitosa foi o tema do documentário. O filme, produzido pela TV-UFPB com o apoio do Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB), conta com o depoimento de importantes músicos do cenário local, além de com um rico material de arquivo que mostra mais de 20 anos da carreira do trombonista. Radegundis influenciou músicos cearenses e participou do Festival Música na Ibiapaba em 2009. “A participação dele no festival foi muito destacada, com um grande incentivo aos alunos", recorda o flautista cearense Heriberto Porto. “Além da parte técnica, que era simplesmente impressionante, ele deu depoimentos de entusiasmo sobre a garra necessária para o músico. Foi uma participação muito rica”, complementa Porto.


Confira a programação da quarta-feira

Patronato
18h - Aula Show - Encontro com o Rei - Aparecida Silvino

Palco da Igreja da Matriz
18h – Orquestra João Benício (Ubajara)
18h30 – Banda de Música Municipal de Viçosa do Ceará

Palco do Céu
20h – Roda de Som (alunos)
21h30 – Tarcísio Sardinha e Samba de Gafieira – uma homenagem aos Mestres Carlinhos Ferreira e Radegundes Feitosa (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário